
										
											
A Associação Portuguesa para a Qualidade, através da sua delegação regional da Madeira, vai realizar no próximo dia 1 de Outubro, no Funchal, as VI Jornadas Regionais da Qualidade, que decorrerão a partir das 9h00 no auditório da reitoria da UMa, ao Colégio dos Jesuítas,
Na abertura estará o vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, do reitor da Universidade da Madeira, José Carmo, e o presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade, Frazão Guerreiro.
Este evento, de frequência bienal, apresenta-se em 2018 na sua 6ª edição, e tem como objectivo comemorar regionalmente o Dia Mundial da Qualidade.
Este é, salienta uma nota de imprensa, o maior evento regional na área da gestão da qualidade e excelência organizacional. “É tido como ponto de referência e um fórum de discussão e análise do “estado de arte” da qualidade a nível regional”, reza a mesma nota.
Estarão presentes especialistas Nigel Croft, presidente do Comité Técnico Internacional da ISO – Organização Internacional de Normalização, que partilharão conhecimentos e experiências aos participantes em temáticas relevantes e actuais.
Uma sociedade volátil assente numa enorme quantidade de dados e com futuro incerto, foi o mote para que a organização das JRQ estabelecesse um paralelismo com o romance de Aldous Huxley – “ Admirável Mundo Novo”, adoptando esta temática para o evento.
“Esta fábula futurista de 1932 reflecte-se na actualidade pela existência de uma sociedade totalmente racional, tecnológica, científica e industrial a qual deixa para segundo plano o humanismo e toda a vertente não racional e emocional dos indivíduos”, recorda-se. Daí levantarem-se questões como, no Novo Mundo, toda a sociedade ficará refém das tecnologias da informação? Não se preservarão os valores da civilização humanista? Toda a sociedade será inteiramente organizada segundo os princípios científicos?
“Todas estas questões têm por base a forma como a sociedade enfrentará – e já enfrenta! – esta Era da Informação, e como testará as suas raízes humanísticas”, refere a organização das Jornadas.
O evento será composto por três Blocos em que para além da abordagem conceptual e teórica, serão apresentados exemplos práticos de aplicação no contexto organizacional.
Este é, em detalhe, o programa:
Bloco I
Novo Mundo
Este bloco, que preencherá toda a parte da manhã, contará com as seguintes participações:
- 
- Big Data – Nigel Croft – Presidente do Comitê Técnico Internacional da ISO,
 - Industry 4.0 – Isabel Portugal – Professora Universitária
 - A Sociedade – Luís Duarte Silva – CEO Xis Group
 
 
Bloco II
World Café
O World Café é uma tecnologia social desenvolvida desde 1995 por Juanita Brown e David Isaacs. Trata-se de um processo co-criativo que visa gerar e fomentar diálogos construtivos entre os indivíduos, criando uma rede vida de colaboração e partilha que aproveita a inteligência coletiva para responder a questões de grande relevância para as organizações e comunidades.
> Que benefícios traz este Mundo Novo para a sociedade e as organizações madeirenses?
> Que desafios traz este Mundo Novo para a sociedade e as organizações madeirenses?
> Como queremos vivenciar este Mundo Novo nas nossas organizações?
> Qual o papel de cada indivíduo no desenvolvimento deste Mundo Novo?
Bloco III
Debate e Conclusão
Conduzido pelo actor/encenador Nuno Morna será promovido um debate e uma troca de ideias conclusiva entre todos os participantes:
Como é que as áreas que valorizam o complexo pensamento humano, como por exemplo as Artes e as Letras, irão conviver com a evolução tecnológica de pensamento científico?
