Artigo | 28/09/2018 20:07
										
											
O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, preside, na próxima segunda-feira, à sessão de Abertura das VI Jornadas Regionais da Qualidade, que terão início pelas 09h00, no auditório da Universidade da Madeira – Colégio dos Jesuítas.
Uma “sociedade volátil assente numa enorme quantidade de dados e com futuro incerto, foi o mote para que a Organização, a Delegação Regional da Madeira da Associação Portuguesa para a Qualidade, estabelecesse um paralelismo com o romance de Aldous Huxley – ‘Admirável Mundo Novo’”, lê-se em comunicado da vice-presidência.
Esta “fábula futurista de 1932 reflete-se na atualidade pela existência de uma sociedade totalmente racional, tecnológica, científica e industrial a qual deixa para segundo plano o humanismo e toda a vertente não racional e emocional dos indivíduos”, acrescenta.
O gabinete de Pedro Calado lança ainda as seguintes questões:
1) No Novo Mundo, toda a sociedade ficará refém das tecnologias da informação?
2) No Novo Mundo, não se preservarão os valores da civilização humanista?
3) No Novo Mundo, toda a sociedade será inteiramente organizada segundo os princípios científicos?
“Todas estas questões têm por base a forma como a sociedade enfrentará – e já enfrenta! – esta Era da Informação, e como testará as suas raízes humanísticas”, acrescenta, justificando desta forma a iniciativa.
